Canales de denuncia

Como denunciar

Existem várias maneiras de denunciar abusos e violência, garantindo que as vítimas possam buscar ajuda e proteção de forma segura e eficaz. As denúncias podem ser feitas tanto por meio de canais formais como delegacias especializadas, como as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), quanto por serviços de emergência, como o número 190 da polícia.

1

2

3

4

1

Disque 100 (Disque Direitos Humanos)

Esse serviço recebe denúncias de violações de direitos humanos, incluindo abuso e violência contra crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, e outros grupos vulneráveis.
As denúncias podem ser feitas anonimamente e o serviço funciona 24 horas por dia.

2

Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher)

Especializado em violência contra a mulher, este serviço oferece orientações e encaminhamentos para a rede de serviços especializados.

3

Delegacias

Em várias cidades do Brasil, existem delegacias especializadas, como as Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), e Delegacias de Proteção ao Idoso.

4

Conselho tutelar

Os Conselhos Tutelares são responsáveis pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Eles podem ser contatados em casos de suspeita ou confirmação de abuso ou exploração contra menores.